A hematúria macroscópica é o termo médico utilizado para descrever a presença de sangue vivo na urina. Várias doenças podem levar a essa ocorrência, tais como infecção urinária, cólica renal ou o crescimento benigno da próstata. Entretanto, o câncer de bexiga representa a principal patologia que deve ser investigada, pois representa uma doença extremamente agressiva que pode comprometer a qualidade de vida do indivíduo.
A neoplasia maligna da bexiga possui como principal causa o tabagismo. Tanto o número de cigarros consumidos por dia como o tempo em que o indivíduo fuma representam fatores que impactam negativamente na chance de desenvolver essa doença. Além disso, o contato com aminas aromáticas, produtos utilizados na indústria de corantes, também representa fator de risco.
Essa doença pode se manifestar pela presença de sangue na urina ou com os chamados sintomas urinários irritativos, tais como aumento na frequência para urinar, urgência miccional e noctúria. O diagnóstico geralmente é realizado por um exame endoscópico, chamado cistoscopia. Após o qual, faz-se o tratamento local que pode ser tanto uma ressecção do tumor como a retirada total da bexiga.
A depender da gravidade da doença pode-se realizar quimioterapia antes da cirurgia. Estudos recentes têm demonstrado a efetividade de outras modalidades de tratamento, como a imunoterapia, que têm crescido bastante nessa área propiciando ganho de sobrevida para os pacientes.