FAQ (perguntas e respostas frequentes)

Nesta sessão, procuramos responder algumas das perguntas e dúvidas mais frequentes sobre sinais, sintomas e cuidados com a saúde.


Busca rápida na base da FAQ



Ingerir frequentemente água.

Evitar o sal de cozinha.

- Diminua o consumo de sal nos alimentos;

- Beba bastante água;

- Mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade;

- Não fume e mantenha um peso adequado;

- Evite a automedicação.

As chamadas doenças orificiais não têm relação nenhuma com a próstata. Portanto, não provocam câncer da próstata. Devem ser avaliadas por um profissional especializado, o coloproctologista.
A hiperplasia prostática representa o crescimento benigno da próstata e costuma provocar alguns sintomas como dificuldade para urinar, jato entrecortado e esvaziamento vesical incompleto. Essa patologia não está relacionado ao câncer da próstata, que geralmente se trata de uma doença silenciosa que só apresentará sintomas em uma fase mais tardia.
O sódio – presente em alimentos ultra processados, como embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outras guloseimas. Estes, aliás, são os alimentos que prejudicam os rins de forma mais severa. Prefira produtos frescos e habitue-se a cozinhar sem ou usando muito pouco sal.
O principal fator de risco é o tabagismo, entretanto, alguns pacientes podem apresentar essa neoplasia mesmo sem fumar. Por isso a presença de sangue na urina é sinal de alerta e deve ser investigado. Outro fator de risco conhecido é o contato com as chamadas aminas aromáticas(benzeno, tolueno, naftaleno, antraceno), presentes em compostos tóxicos a base de tintas, borrachas, corantes e pigmentos.
O exame pode ser realizado anualmente ou a cada 02 anos conforme avaliação do seu médico.

Ainda têm dúvidas, fale conosco!